terça-feira, 5 de novembro de 2013

[EVENTO] Bienal do livro SJC 2013

Boa noite galerinha!!!


Nesta semana de 2 a 10 de novembro estará acontecendo a Bienal do Livro de São José dos Campos, que esta sendo realizada no "Galpão das Gaivotas" localizado no Parque da Cidade na Av. Olívio Gomes, 100. A entrada para o evento é gratuita e tem como horário de funcionamento, segunda a sexta, das 9h ás 22h e sábados e domingos das 10h ás 22h. Para mais informações acessem o site da prefeitura de SJC clicando aqui. A equipe da Nxtreme esteve ontem (03 de novembro) no evento, e pode conferir a estrutura de um evento desse porte e as atrações que teve nesse dia.

Entrada da bienal
Logo na entrada no caminho das palmeiras, decorado levando todos a entrada do galpão. Para entrar se passava por catracas laranjas onde se encontravam os folhetos com as atrações que teriam ao longo da semana (vou tirar um print depois do meu e coloco para vocês). O galpão estava todo equipado com ventiladores que pareciam mais um purificador de ar para refrescar as pessoas que ali se encontravam e o chão do local que é de concreto estava todo coberto com carpetes vermelho e cinza.

No primeiro stand a Emergir Livros, podemos encontrar livros que estão nas vitrines de todas as livrarias, porém a decepção começa logo na entrada os preços dos livros estão todos com preço de varejo, em algumas mesas podemos encontrar alguns descontos do tipo de 10,00 reais por livro, entretanto o stand por ficar logo na entrada atrai pessoas de todas as idades devido a variedade de livros e de diversos assuntos. Nesse mesmo stand se a paciência ajudar podemos encontrar livros de literatura brasileira por 3,00 reais (comprei "Iracema" de José de Alencar) e livros infantis a partir de 10,00 reais.


No canto direito do galpão estava funcionando as oficinas culturais e exposições da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), ao lado da saída tinha a sala do "P@po Reto" local onde vários escritores estavam se apresentando e contando um pouco mais de seu trabalho, ao lado se encontrava uma exposição de fotografias de Cassiano Ricardo e Oswaldo Goeldi, mais a frente se encontrava uma sala da própria FCCR onde estava com livros de autores regionais.

Alguns stand's a frente encontramos a "Selecta Livros" que de longe e sem dúvida nenhuma o melhor stand da bienal devido a vasta variedade de títulos que podemos encontrar ali, porém os preços são os maiores da bienal. (A única coisa que me interessou foi a camiseta de quem estava trabalhando no stand, estava escrito " Eu gosto de ler Harry Potter").


Outra coisa interessante foi a loja da Distribuidora Basques que tinham seus livros divididos por categorias, deixando assim mais fácil para aqueles que foram procurar livros de conteúdos específicos. Ali também podem ser encontradas algumas promoções de livros. Outro lugar interessante era a loja Pé da Letra, que tinha como decoração um fundo florido com livros infantis variando de 5,00 a 10,00 reais.






Deixei por ultimo os comentários referentes a cultura oriental em geral, todos sabemos que os mangás em feiras de livros ficam totalmente escondidos, porem na bienal não foi muito difícil de encontra-los alguns stand's estavam com um conteúdo muito bom do assunto e com preços muito acessíveis, abaixo vou falar sobre alguns deles.

Mangás antigos, muito barato
A revistaria Minuano tinha como produto um grande acervo de revistas e mangás antigos pelo preço de 2,00 reais cada mangá, e várias outras revistas do gênero como a NeoTokyo e a Anime-do. A Sampa editora não era muito atraente pelos produtos que estavam na frente da loja porem o seu interior estava repleto de mangás pelo preço abaixo da média sendo eles mangás clássicos e DVD's de animes e Tokusatsus (O Marcelo fico louco).










Tinha também uma uma mesa de mágicas no meio do pavilhão, porem o stand que mais chama atenção pelo nome foi sem dúvida nenhuma o "Livro muito barato" que realmente era como o nome, livros que aparentam ser bons, por 10,00 reais (não resisti e comprei um livro de la), uma dica quem estiver com pouco dinheiro e não quer sair sem nenhum livro vá direto para o livro muito barato, vocês não irão se arrepender.

No final do galpão se encontrava uma pequena praça de alimentação e algumas mesas, ali encontra-se uma variedade grande de doces, e um cachorro quente que você mesmo faz, e o preço esta realmente bom, para os fãs de pipoca ao lado de um stand de carnes se encontram carrinhos de pipoca e pipoca doce também e sem dúvida nenhuma o melhor lugar da praça de alimentação era o Frozen (raspadinha) eu particularmente não resisti e tive que provar e recomendo a todos. [Comentário da Malú: Inclusive comprei DOIS, pois sou guloso, beijos à tdx vocex]

Praça de alimentação
Ao final da bienal encontramos duas piadas prontas:
Um stand que estava vendendo revistas acumuladas, do tipo Atrevida, e na capa: Cory Monteith, o Finn de Glee que morreu nesse ano. Não sei o que era pior, a promoção da revista, só ter revistas deles ou a gente achar isso justamente 1 dia depois do dia de Finados!
A outra era um stand enorme com um recorte do personagem principal de "Diário de um Banana", que é um livro infantil muito conhecido e vendido por aí. Na mesma hora brincamos com o nome da série e os preços: Estão à preço de banana! Haha.
Podem retirar seus vales-graça no final do post /parei

Preço de banana
Um dia depois de Finados













Pessoal que teve paciência de ler até o final, espero que tenham gostado da nossa matéria sobre a Bienal e espero que todos que tenham a oportunidade possam ir conhecer, afinal a entrada é gratuita e mesmo com os preços dos livros, se vocês tiverem esperança assim como eu, consigam sair com mais de um livro de lá. O evento fica aberto até tarde e a programação é durante o dia todo e sem contar que o Parque da Cidade é lindo para um passeio.

Marcelo e Malú
Até a próxima, e não esqueçam de deixar nos comentários oque vocês acharam e fiquem ligados no blog pois ainda essa semana vem novidade por ai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário